Cardiologia >

Angioplastia

A angioplastia é uma técnica utilizada para abrir uma artéria obstruída ou estreitada. É necessária realização de um cateterismo para identificar a obstrução e programar a angioplastia.

Imagem Angioplastia

O tipo de angioplastia realizada depende de onde a artéria está localizada. Como exemplo: a angioplastia coronariana é para as artérias localizadas no coração. A angioplastia carotídea aplica-se às artérias localizadas no pescoço que fornecem sangue ao cérebro.

A angioplastia das artérias coronárias usualmente é realizada com a colocação de uma pequena prótese metálica, chamada stent ("molinha"). Através do cateterismo cardíaco o cardiologista consegue identificar a obstrução e conduzir até a artéria doente um pequeno balão. Quando o balão está sobre o estreitamento, é inflado, alargando a artéria. Ao inflar o balão, o stent expande junto e empurra a placa de colesterol em direção à parede da artéria. Após isso, o balão é desinflado e o stent permanece, mantendo o vaso aberto para evitar o colapso futuro.