Um marcapasso é um pequeno dispositivo colocado sob a pele do peito para ajudar a controlar os batimentos cardíacos. É utilizado para ajudar o seu coração a bater mais regularmente se tiver um batimento cardíaco irregular (arritmia), particularmente lento. A implantação de um marcapasso no peito requer um pequeno procedimento cirúrgico.

Imagem Marcapasso

Por que é feito?

Os marcapassos são implantados para ajudar a controlar os batimentos cardíacos. Eles podem ser implantados temporariamente para tratar um batimento cardíaco lento após um ataque cardíaco, cirurgia ou overdose de medicamentos. Ou eles podem ser implantados permanentemente para corrigir um batimento cardíaco lento ou irregular ou, em algumas pessoas, para ajudar a tratar a insuficiência cardíaca. Usualmente, os marcapassos são utilizados para tratar as arritmias que reduzem excessivamente os batimentos do coração.

O que ele faz?

O que um marcapasso faz?

Um marcapasso eletrônico implantado imita a ação do seu sistema elétrico natural. Um marcapasso compreende duas partes:

  1. Gerador de pulso. Este pequeno recipiente de metal abriga uma bateria e o circuito elétrico que regula a taxa de pulsos elétricos enviados ao seu coração.
  2. Eletrodos. Um a três fios flexíveis e isolados são colocados em uma ou mais câmaras do seu coração e fornecem os pulsos elétricos para ajustar sua freqüência cardíaca.

Os marcapassos funcionam apenas quando necessário. Se o batimento cardíaco estiver muito lento (bradicardia), o marcapasso envia sinais elétricos ao coração para corrigir o batimento.

Além disso, os marcapassos mais recentes possuem sensores que detectam o movimento corporal ou a frequência respiratória, que sinalizam para que o marcapasso aumente a freqüência cardíaca durante o exercício, conforme necessário.