Cardiologia >

Pericardite

A membrana que envolve o coração e a base dos grandes vasos sanguíneos é chamada de pericárdio. Este saco contém duas camadas, entre as camadas há uma pequena quantidade de líquido. Quando estas membranas se tornam inflamadas chamamos de pericardite. Quando há um acúmulo de fluido adicional no pericárdio, é chamado de derrame pericárdico.

Imagem Pericardite

A inflamação pode ser devido à infecção viral ou bacteriana, artrite reumatóide, lúpus, insuficiência renal, câncer ou muitos outros fatores. Cirurgia cardíaca prévia ou infarto agudo do miocárdio recente também podem gerar inflamação no pericárdio (síndrome de Dressler). Em alguns casos, não é possível saber a causa exata da pericardite.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas do paciente, alterações eletrocardiográficas típicas, presença de líquido no pericárdio visto em ecocardiograma e eventualmente pela análise do líquido pericárdico ou do próprio pericárdio, após cirurgia cardíaca. O tratamento geralmente é focado na doença que gerou a inflamação.