Cardiologia >

Dor no Peito

Dor no peito é um sintoma muito comum, representa 5-10% das consultas em emergências nos Estados Unidos, e é responsável por aproximadamente seis milhões de visitas anuais aos serviços de emergência dos EUA, tornando-a a segunda queixa mais frequente.

Pode aparecer de várias formas, variando de uma pontada aguda a uma dor surda. Às vezes, a dor no peito parece esmagadora ou ardente. Em certos casos, a dor viaja para cima do pescoço, para a mandíbula e depois irradia para as costas ou para baixo de um ou ambos os braços. Pode ser bastante difícil conseguir descrever em palavras a dor sentida.

Imagem Dor no Peito

Muitos problemas diferentes podem causar dor no peito. As causas com maior risco de vida envolvem o coração ou os pulmões. Como a dor no peito pode indicar um problema sério, é importante procurar ajuda médica imediata. Muitas vezes, a causa não tem a ver com seu coração, embora não haja uma maneira fácil de confirmar sem consultar um médico.

Dor no Peito Relacionada ao Coração

Apesar de dor no peito estar frequentemente associada a doenças cardíacas, muitas pessoas com doenças cardíacas dizem experimentar um desconforto vago que não é necessariamente identificado como dor. Em geral, o desconforto no peito relacionado a um infarto miocárdico ou outro problema cardíaco pode ser descrito ou associado a um ou mais dos seguintes itens:

  • Pressão, queimação ou aperto no peito;
  • Dor esmagadora que irradia para as costas, pescoço, mandíbula, ombros e um ou ambos os braços;
  • Dor que persiste por vários minutos, piora com a atividade física, desaparece e volta, ou varia em intensidade;
  • Falta de ar;
  • Suores frios;
  • Náusea ou vômito.

Causas Relacionadas ao Coração

Infarto agudo do miocário: um infarto é consequência de uma obstrução no fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, geralmente por um coágulo.

Angina: angina é o termo para dor no peito causada pelo fluxo insuficiente de sangue para o coração. Isso geralmente é causado pelo acúmulo de placas espessas nas paredes internas das artérias que transportam sangue para o coração. Essas placas estreitam as artérias e restringem o suprimento sanguíneo do coração, principalmente durante os esforços.

Dissecção aórtica: essa condição tem grande risco de vida e envolve a artéria aorta, que é a principal fornecedora de sangue para o corpo. Se as camadas internas deste vaso sanguíneo se separam, o sangue é forçado entre as camadas e pode causar ruptura da aorta. Esse processo de separação das camadas da artéria causa muita dor.

Pericardite: esta é a inflamação do saco ao redor do seu coração. Geralmente causa dor aguda que piora quando você respira ou quando se deita.

Causas Digestivas

A dor no peito pode ser causada por distúrbios do sistema digestivo, incluindo:

Pirose: essa sensação dolorosa e ardente atrás do esterno ocorre quando o ácido do estômago é levado do estômago para o tubo que conecta sua garganta ao estômago (esôfago).

Distúrbios da deglutição: distúrbios do esôfago podem dificultar e até causar dor à deglutição.

Problemas na vesícula biliar ou no pâncreas: os cálculos biliares ou a inflamação da vesícula biliar ou do pâncreas podem causar dor abdominal que irradia para o peito.

Causas Musculares e Ósseas

Alguns tipos de dor no peito estão associados a lesões e outros problemas que afetam as estruturas que compõem a parede torácica, incluindo:

Costocondrite: nessa condição, a cartilagem da caixa torácica, particularmente a cartilagem que une as costelas ao esterno, fica inflamada e dolorida, gerando uma dor pontual, usualmente em fincada e pontada, bem localizada, que piora com palpação local, com tosse ou espirros.

Músculos doloridos: síndromes de dor crônica, como fibromialgia, podem produzir dor torácica persistente relacionada ao músculo.

Costelas feridas: uma costela machucada ou quebrada pode causar dor no peito.

Causas Relacionadas ao Pulmão

Muitos distúrbios pulmonares podem causar dor no peito, incluindo:

Embolia pulmonar: isso ocorre quando um coágulo sanguíneo se aloja na artéria pulmonar, bloqueando o fluxo sanguíneo para o tecido pulmonar. É grave e necessita atendimento médico de urgência.

Pleurite: se a membrana que cobre seus pulmões se inflama, pode causar dor no peito que piora inspirar ou tussir.

Pneumotórax (pulmão colapsado): a dor no peito associada a um pulmão colapsado geralmente começa repentinamente e pode durar horas e geralmente é associada à falta de ar. Um pulmão colapsado ocorre quando o ar vaza para o espaço entre o pulmão e as costelas.

Hipertensão pulmonar: essa condição ocorre quando há pressão alta nas artérias que transportam sangue para os pulmões, o que pode produzir dor no peito.

Outras Causas

Ataque de pânico: se você tiver períodos de medo intenso acompanhados de dor no peito, batimento cardíaco acelerado, respiração rápida, sudorese profusa, falta de ar, náusea, tontura e medo de morrer, você pode estar enfrentando um ataque de pânico.

Herpes zoster: causado por uma reativação do vírus da varicela. Usualmente ocorre em um lado do tórax, é bastante doloroso e pode produzir uma série de bolhas na pele, tipicamente na parede torácica. O surgimento da dor pode preceder o aparecimento das bolhas.