Cardiologia >

Estenose aórtica

Estenose é o nome dado a um estreitamento. Quando o sangue é bombeado para fora do coração, ele passa através da válvula aórtica para a aorta (artéria). Se a válvula é estreitada, devido a um defeito ou doença de nascença, o coração tem que trabalhar mais para fazer o sangue ultrapassar este obstáculo (válvula doente). Isso faz com que o ventrículo esquerdo fique mais musculoso, aumentando sua espessura. Esse trabalho extra pode resultar em dor no peito. A abertura inadequada diminui a quantidade de sangue que irriga o cérebro, o que pode causar síncope (desmaio). Em casos graves, o sangue pode ficar represado nas câmaras cardíacas e voltar para os pulmões (insuficiência cardíaca).

Imagem Estenose aórtica

A estenose aórtica às vezes já está presente ao nascimento (forma congênita, associada à válvula aórtica bicúspide), mas geralmente aparece mais tarde na vida, classicamente nos idosos. Algumas das causas são o depósito de cálcio que se acumula ao redor da válvula e a sequela de febre reumática após infecções na garganta na infância/adolescência.

Os sintomas incluem dor no peito, aperto no peito, dor durante o exercício, desmaios, tonturas e falta de ar aos esforços.

Seu médico, usando um estetoscópio, pode ouvir um sopro cardíaco característico. Se isso acontecer, ele recomendará que você visite um cardiologista para verificar a causa do sopro.

Há muitas maneiras de detectar estenose aórtica, mas o melhor exame é a ecocardiografia com Doppler.

Dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser recomendado apenas acompanhamento. Cirurgia para reparar ou substituir a válvula é o tratamento preferido para adultos com doença grave e sintomáticos.